Como integrar a IA para aprimorar clientes e parceiros

Por Harold Schultz, Chief AI Officer da MakeOne

A jornada digital é muito importante para as empresas alcançarem o sucesso, saber identificar tendências e transformá-las em soluções é o caminho para as companhias crescerem cada vez mais. Com tantas tecnologias e soluções disponíveis no mercado atualmente, as empresas não podem seguir com qualquer tipo de serviço, é preciso implementar a tecnologia que mais se adere à realidade do negócio, além de implementá-la de maneira eficiente.

Uma integração funcional deve unir sistemas e dispositivos de ponta, softwares, redes, conectividade, análise segura de dados e uma boa interface, de modo que seja amplificada pelo poder da inteligência artificial. Todos estes pontos são essenciais para a empresa obter melhores resultados e se tornar referência na sua área. Por conta disso, é importante para o crescimento organizacional ter uma integradora que conta com parcerias estratégicas e soluções modernas.

Na minha opinião, existem três grupos de soluções integradas à inteligência artificial, que são indispensáveis para qualquer negócio que esteja se aprimorando e buscando desenvolvimento:

  1. IA deve se tornar uma Camada de Infraestrutura para o desenvolvimento de soluções. Por exemplo, se a empresa possuir uma base de dados organizada plugada em uma inteligência artificial, que alimenta os sistemas da companhia, será possível avaliar a perfomance de um colaborador, já que por meio dessa infraestrutura o executivo tem acesso aos dados do profissional.
  2. Contar com soluções para comunicação unificada, principalmente em aplicações de voz sobre rede, integrando todas as camadas de chamadas por vídeo, apontamentos, gerenciamento de presença, reuniões e criptografia, se agregando ao conceito anytime, anywhere.
  3. As soluções voltadas para customer experience não podem ficar de fora, há um grande portfólio de aplicações direcionado para esta área. A experiência do cliente evoluiu bastante nos últimos anos, vindo da época do call center, que evoluiu para contact center, desde outras mídias, por exemplo, o WhatsApp Business, processo que é conhecido como omnicanalidade.

A inteligência artificial abre novas oportunidades, como aplicações de tecnologia conversacional, que podem ser integradas com soluções de bots, chatbots e voice bots. A ideia desta solução é que haja menos intervenção humana e mais experiência para o cliente, além de redução de custos.

 Acompanhar a jornada do cliente e seu relacionamento com a empresa é fundamental para entender suas necessidades e expectativas. Se esses dados forem tratados com inteligência dentro de modernas técnicas de analytics, podem fornecer insights valiosos para os negócios. Portanto, entender os clientes e seus problemas é essencial para atingir resultados positivos e de destaque no mercado.

Uma empresa que tenta gastar energia em todos esses pontos, acaba não atingindo o seu potencial em nenhum deles. Dessa forma, a integração de serviços e parceiros é essencial, justamente, para fazer com que a companhia foque no seu negócio principal, enquanto a integradora desenvolve outros pontos de tecnologia, com aplicações, soluções e aprimoramento.

Data da Publicação: 07/06/2024 

Veículo: Café Imprensa

Clique aqui e veja a publicação no veículo   

Mídias Relacionados