Tendências do WiFi 2023: do Wi-Fi 7 à IoT

Você está por dentro das últimas tendências da tecnologia WiFi? Com tantos desenvolvimentos tecnológicos, fica um pouco difícil acompanhar tudo o que vem por aí. Por isso, trouxemos para você as principais tendências WiFi 2023 para prestar atenção – entre elas, o WiFi 6 e a próxima alteração do padrão IEEE 802.11: o WiFi 7.

Neste artigo, você vai:

  • Conhecer as últimas tendências em Wifi;
  • Descobrir como estar atualizado na tecnologia.

Quer saber mais? É só continuar lendo!

Quais são as últimas tendências em WiFi? 

A primeira novidade de mercado, que tem pouco mais de um ano de lançamento, é o WiFi 7.

O já avançado WiFi 6 possui configurações técnicas 802.11ax e traz melhorias de modulação de amplitude em quadratura (QAM), elevada para 1024. Assim, é possível aperfeiçoar a transferência de dados. Além disso, a velocidade de transmissão de dados no WiFi 6 passa a ultrapassar 10gbps.

A multiplexação por divisão de frequências ortogonais de acesso múltiplo (OFDMA) é outra melhoria proposta pelo padrão 6, o que proporciona um sinal mais limpo, sem interferências.

Já o Wi-Fi 7, também conhecido como 802.11be, é a próxima geração da tecnologia sem fio que promete revolucionar a forma como nos conectamos e utilizamos a internet em nossos dispositivos. Projetado para fornecer velocidades ultrarrápidas, baixa latência e maior capacidade de rede, o Wi-Fi 7 está preparado para atender às crescentes demandas da era digital.

A grande conquista dessa última geração de WiFi é a melhoria na distribuição do sinal por equipamento conectado. Até a geração 5, múltiplos adaptadores poderiam receber sinal de uma única vez, mas apenas um de cada vez.

Já no WiFi 6 e 7, o cenário é diferente: todos os adaptadores podem receber dados ao mesmo tempo, aumentando significativamente o rendimento do processo de transmissão e recepção.

As vantagens dessa nova geração são muitas. Com uma conexão mais rápida, estável, confiável e com maior capacidade de tráfego, vai ser possível receber informações com maior eficiência e menos latência.

E com taxas teóricas de transferência que podem chegar a incríveis 30 Gbps, o Wi-Fi 7 supera em muito as velocidades oferecidas pelo Wi-Fi 6 e suas gerações anteriores. Essa velocidade ultra alta permitirá a transmissão de conteúdo em 8K, jogos online imersivos e download de arquivos pesados em questão de segundos, proporcionando uma experiência de conexão verdadeiramente de alta velocidade.

Isso significa mais segurança e velocidade para redes de WiFi corporativo e uma melhora significativa na experiência do usuário geral.

Outra grande vantagem é que, apesar da evolução, essas novas tecnologias não terão custos adicionais, graças à evolução da capacidade e método da produção de chips de comunicação.

WiFi e IoT

Mais uma novidade: o WiFi 6 faz parte do que chamamos IoT, ou Internet das Coisas. Isso significa que do WiFi 6 em diante, todos os protocolos irão considerar a Internet das Coisas antes de qualquer outra coisa.

Alguns benefícios da IoT são:

  • Menor custo;
  • Maior produtividade;
  • Mais eficiência;
  • Análises integradas;
  • Mais segurança das informações.

WiFi Mesh

Também temos como novidade as redes de malha (mesh networks) na infraestrutura WiFi. Essa nova tecnologia permite que aumentar o tamanho da rede sem prejudicar a performance, adicionando novos pontos de contato sem perder em eficiência.

Um roteador Mesh é capaz de ampliar o alcance do WiFi e distribuir a potência do sinal para os aparelhos de forma fácil, igualitária e rápida, sem perder em eficiência. A grande vantagem da tecnologia Mesh, além de proporcionar melhora na experiência do usuário, é a estabilidade e velocidade que pode ser dada a redes corporativas, graças a ampliação de cobertura.

Como se manter atualizado nas tendências de WiFi? 

A MakeOne tem mais de 35 anos de experiência em proporcionar tecnologias modernas, inovadoras e em aderência ao que há de mais novo no mercado. Por isso, oferecemos WiCast, rede de WiFi as a Service para quem precisa de conexão rápida, escalável, segura e on demand em sua rede corporativa.

Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra o que o WiCast pode fazer pela sua empresa!

Busca

Categorias

Tags

Posts Relacionados

As vantagens de ter uma URA

Os benefícios são vários, e podem ir desde uma vantagem de negócio interna até a satisfação dos clientes