Oito fatores para avaliar ao escolher a operadora de telefonia VoIP para empresas
Acompanhe alguns critérios que precisam ser levado em conta na hora de escolher uma operadora.

Dentro de uma empresa, cada vez mais, as atividades têm sido realizadas em cadeia. Ou seja, a ação de um depende da tarefa do outro. Dessa forma, é essencial que se garanta a comunicação fluida, principalmente nesse momento de trabalho distribuído. Para resolver esse desafio, organizações de todos os portes têm aderido, em substituição ao tradicional PABX, à telefonia VoIP para empresas, tecnologia que seguirá relevante no mercado pós-pandemia. Mas com quais critérios escolher a melhor operadora? É sobre isso que vamos falar nesse post.

A valorização do serviço à frente do bem

Em todas as esferas da vida, as pessoas têm valorizado cada vez mais a experiência no lugar da posse. Na tecnologia não está sendo diferente. Dentro do conceito Software as a Service (SaaS), as organizações desfrutam dos benefícios e das funcionalidades de uma tecnologia, sem ter que arcar com os custos de compra, armazenamento, manutenção, reparo e substituição de hardwares e softwares.

De acordo com previsões do Gartner, em 2022, o gasto global do usuário final em serviços de nuvem pública relacionados a SaaS deve ser de cerca de US$ 171 milhões. O montante é cerca de 17% superior à previsão da consultoria para os gastos no ano de 2021.

Tenha atenção na escolha da operadora de telefonia VoIP para empresas

Com o aquecimento do mercado de telefonia em nuvem, muito impulsionado pela pandemia, fica difícil saber qual operadora de telefone VoIP para empresas é a mais adequada para o negócio. Se esse é o seu caso, recomendamos atenção especial a x fatores: 

  1. Expertise – É fundamental que o fornecedor escolhido seja especializado em soluções tecnológicas e atue em parceria com fabricantes e desenvolvedores líderes no mercado. Além disso, não se prive de checar referências da operadora que deseja contratar, inclusive, solicitando a apresentação de casos de sucesso.
  2. Recursos – No mapeamento da melhor solução, compare funcionalidades. Verifique, ainda, se a ferramenta tem resiliência para ser customizada de acordo com a estrutura e as necessidades do seu negócio. Será muito útil, também, se ela oferecer relatórios periódicos para que você possa acompanhar o desempenho do serviço prestado.
  3. Plano – Sua empresa terá ramais diretos? Existe algum limite de tempo na ligação? Como será feita essa cobrança? O pacote acordado dá direito a alguma cortesia no serviço? Esses e outros detalhes do plano de uso deve ser minuciosamente detalhado, analisado e comparado.
  4. Escalabilidade – Digamos que você contrate um determinado plano e, daqui a seis meses, seu negócio e sua equipe crescem ou diminui. Quais são as condições da operadora para que a telefonia VoIP para empresas se adequa ao novo momento do seu negócio? Não deixe de checar esse pequeno grande detalhe.
  5. Custo-benefício – A ideia é que, com a contratação da telefonia VoIP para empresas, os gastos da organização com os meios tradicionais de comunicação, incluindo telefone fixo e celular, sejam reduzidos ou eliminados. Questione a operadora sobre isso para ter certeza de que está fazendo um bom negócio.
  6. Tecnologia – Tão ruim quanto não ter uma tecnologia é ter uma solução ultrapassada no seu ambiente digital. Dessa forma, ao contratar o serviço VoIP, procure ter a certeza de que a ferramenta oferecida é atual. Será muito importante, também, se ela for adaptável ao sistema legado da organização.
  7. Suporte – Um fornecedor de excelência de produtos ou serviços é aquele que mantém o bom atendimento, inclusive, no pós-venda. E é aí que vem a importância de se avaliar o serviço de suporte. Sendo assim, não deixe de questionar a operadora sobre o serviço de suporte que ela oferece com relação a eventos de instalação, configuração, manutenção, atualização, reparos e esclarecimento de dúvidas.
  8. Segurança – Hoje, mais do que nunca, toda tecnologia deve considerar a segurança da informação na esteira de desenvolvimento. E com a telefonia VoIP para empresas não é diferente. Dessa forma, verifique com a operadora, de que forma a solução que ela oferece garante a privacidade e proteção das ligações.

 

Avaya VoIP: a comunicação eficiente que sua empresa precisa

A maneira como nos comunicamos tem evoluído e se transformado constantemente. A boa notícia é que existem recursos e ferramentas para atender as necessidades de comunicação de organizações de diferentes portes e setores, como o Avaya VoIP, oferecido pela MakeOne em parceria com a Avaya, empresa líder mundial em comunicação unificada.

O home office deixou de ser benefício e já é considerado um modelo de trabalho. Um terço dos profissionais cogitaria mudar de emprego caso o trabalho remoto fosse proibido, de acordo com dados da empresa de recrutamento e seleção Robert Half. A informação é um alerta para que as empresas acelerem a adaptação do seu negócio para que os colaboradores possam trabalhar a qualquer hora e de qualquer lugar.

Nós sabemos, porém, o quanto é desafiador garantir a qualidade da comunicação dentro de uma organização com a equipe trabalhando de maneira distribuída  e adoraríamos te mostrar como otimizar esse processo. Vamos conversar mais sobre isso?

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