Chatbots: Quatro razões que provam que eles podem melhorar a experiência dos consumidores

“Se mais pessoas em mais empresas tivessem dedicação real a seus clientes, suas empresas seriam mais lucrativas e seus empregos estariam mais seguros”. A frase do especialista em fidelidade do cliente Tom Connellan está estampada no livro Nos Bastidores da Disney, sendo um lembrete do quanto é importante se empenhar para atrair, reter e fidelizar as pessoas que entram em contato com uma marca. Os assistentes virtuais inteligentes estão aí para auxiliar as organizações nessa missão. Quer um motivo para aderir a eles? Nós vamos te apresentar quatro.

Plataforma de Chatbot: uma aliada na excelência do atendimento

Hoje, tão importante quanto preço ou qualidade de um produto ou serviço, as pessoas valorizam o atendimento. Por isso, as empresas devem sempre manter atenção às oportunidades de integração de dados para traçar o perfil dos consumidores e de mobilidade omnichannel para que esse público sinta que é ele que comanda a relação. Nesse cenário, as plataformas de chatbot se destacam, fazendo os olhos do cliente brilharem graças a quatro fatores:

Oferecem um atendimento padronizado, personalizado e humano

Quando bem gerenciado, o chatbot tem o poder de seguir um roteiro padronizado de atendimento, porém considerando os desejos, as necessidades e as expectativas de cada cliente, ou seja, de uma forma personalizada.

Uma ferramenta bem escolhida e personalizada pode, ainda, agregar ao diálogo de voz ou texto discursos empáticos, em outras palavras, um atendimento mais humanizado.

Promovem a redução das filas de espera

Fila de espera pode ser uma das principais dores de cabeça dos gestores de contact center e um dos fatores que mais impactam na experiência do consumidor.

Essa questão é mitigada quando a área adere ao chatbot, que pode, perfeitamente, ficar responsável pela resolução de questões mais simples ou frequentes. Assim, otimiza-se o atendimento humano, enquanto as filas de espera reduzem.

Garantem um atendimento ininterrupto

É possível programar o chatbot para que ele esteja à disposição dos clientes 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

Assim, a sua organização garante que, para questões-chave, as pessoas tenham seus problemas relacionados a qualquer dia e horário.

Viabilizam o acesso a múltiplos canais

Agregado a uma plataforma omnichannel, o chatbot tem ainda mais poder de elevar a experiência e a satisfação dos clientes.

Dessa forma, o cliente recebe o mesmo atendimento, independentemente do canal utilizado para contato com a organização.

SapiosBot: essa ferramenta está no radar do seu negócio?

Faz parte do portfólio da MakeOne a solução SapiosBot. Por meio dela é possível criar robôs que simulam uma conversa humana entre cliente e contact center em um chat, automatizando tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes.

Desenvolvida pela Sapios, intra-startup da MakeOne, a solução ainda gera relatórios a respeito de todas as interações realizadas e determina os agentes que ficarão responsáveis pelo chat. A ferramenta pode ser acoplada a outras soluções e elevar a experiência dos clientes na jornada com base na seguinte dinâmica:

  •  cliente e empresa negociam a aquisição de um produto ou serviço por meio do chat;
  •  após a finalização da negociação, com a autorização prévia, a empresa encaminha para o dispositivo móvel do cliente devedor o valor a ser pago; 
  • assim que o cliente recebe a solicitação de pagamento e cadastrar os seus dados bancários, a transação é formalizada, considerando que o opt-in representa o aceite voluntário.

A jornada eficiente no atendimento ao cliente deve ser o principal ponto de atenção do gestor do call center, do início ao fim do expediente. Com a diversidade de ferramentas e de discursos de boas práticas no mercado, às vezes, fica difícil entender qual caminho seguir. Mas nós podemos desenvolver um projeto personalizado para o seu negócio. Vamos agendar uma reunião?

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